Prebióticos X Microbioma – Foi-se o tempo em que tratamentos se resumiam a remédios

prebioticos-x-microbioma-–-foi-se-o-tempo-em-que-tratamentos-se-resumiam-a-remedios

Foi-se o tempo em que tratamentos regenerativos e a medicina se resumiam a remédios.

Hoje em dia, com o avanço de estudos, sabemos que esse campo é extremamente amplo e que abordagens nutricionais, por exemplo, também são extremamente relevantes.

Quando falamos de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, um ponto extremamente importante é a adaptação de hábitos alimentares e o incentivo da ingestão de alimentos que fortalecem a saúde do intestino e seu microbioma.

A dieta tem um papel fundamental na formação da composição, diversidade e riqueza do microbioma intestinal não só de crianças em desenvolvimento, mas de adultos e idosos também.

A dieta e seus impactos em nosso organismo

Uma dieta variada e rica em nutrientes, composta por frutas, vegetais e fibras resulta em uma maior abundância e diversidade de micróbios intestinais.

A ingestão de prebióticos e probióticos, por exemplo, é conhecida por ser muito benéfica para a saúde intestinal.

Prebióticos e probióticos

Os prebióticos são um grupo de ingredientes fermentados que promovem alterações específicas na composição e atividade das bactérias intestinais, proporcionando benefícios a nós e à nossa saúde em geral.

Apesar de não todos, a maioria dos prebióticos são considerados carboidratos. Os tipos mais comuns incluem galacto-oligossacarídeos, frutanos e outros oligossacarídeos derivados de alimentos ricos em amido, pectina e glicose.

Os flavanóis, por exemplo, são derivados do cacau e fornecem efeitos estimulantes sobre as bactérias do ácido lático.

Olhando pela ótica química

Falando com uma linguagem um pouco mais química, esses nutrientes podem induzir a síntese de ácidos graxos de cadeia curta, que afetam positivamente a proliferação e diferenciação de células, produção de hormônios e modulação inflamatória, sendo grandes aliados à saúde geral.

Benefícios: entenda melhor.

Em geral, esses compostos estimulam efetivamente as bactérias “boas” e aumentam a produção de substâncias intestinais que moldam o microbioma, fornecendo efeitos secundários benéficos ao nosso organismo.

Artigos Relacionados

o-que-e-a-medula-ossea?

o que é a medula óssea?

Hoje voltaremos a falar sobre ela: a medula óssea.  No artigo anterior, conhecemos algumas de suas células-tronco e entendemos como é o funcionamento básico dessas moléculas. 

Leia Mais »
matriz-de-aspirado-de-medula

Matriz de Aspirado de Medula

Nós já falamos muitas vezes por aqui que o número de estudos sobre medicina regenerativa cresce cada vez mais. Somado a isso, temos os avanços tecnológicos

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?